sábado, 22 de setembro de 2007

DE COMO A PRIMEIRA EDIÇÃO ON-LINE ESTÁ IMENSA, DO JEITO QUE VOCÊ GOSTA

Depois de muito relutar, eis aqui a COLUNA DO FRANCISCO em versão on-line. "Meda!", brincou uma cobrinha. Mais é isso aí: quem tem, tem medo, então é melhor sentar que lá vem história.

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA!!!
Sabe quem acaba de anunciar que estão grávidos? O globalíssimo repórter Alan Severiano e a querida Raquel Rubin (protagonistas daquele casamento memorável do "Eu quero é sal"). Uma fonte ligou pra Coluna assim que soube da boa nova. Parabéns, Alan e Raquel!
Colaborou Gustavo Svensson, das Perdizes

ARROZ E PURPURINA
Casaram-se no último sábado, com direito a mega-festa temática em torno da riquíssima cultura nordestina, os queridos Henrique Neto e Manuela Sá. Um mar de gente afluiu ao cartório da Henrique Schaumman, com direito a trilha sonora ao vivo feita pelo Bratacumtum de Heudes Régis, máscaras com o rosto dos noivos (acima.) e até arroz pintado de rosa pela nossa espevitada Gudmila Régis, que aparece atrás da máscara de Manu. A concepção visual dos enfeites faciais é de Saulo Maysa.


À noite, na festa que se deu na cobertura do novo casal, aconteceram fatos que só Deus duvida (a disputa pelo buquê, na foto à esq, é só uma das mais puras). Lu Pernambuco e Adriana Silveira fizeram os cliques. A imprensa em peso compareceu e se ali caísse alguma bomba não tinha jornal, revista e tv no dia seguinte. "Alguma fofoca beeeeeeem pesada?", pergunta todo mundo. Não, melhor deixar pra lá!...


MAIS CASAMENTO
E quem sobre o altar dia 03 de novembro, na paradisíaca praia da Armação, em Ilhabela, são os pombinhos Ricardo Miura (sim, é o fim de uma era!) e Fernandinha Colavitti. Muita gente ainda está em estado de choque coma notícia, uma novela mexicana está sendo escrita, baseada em fatos reais, e será encenada no dia do enlace matrimonial. O e-mail de Miura se despedindo da vida de solteiro já entrou para a história.

Há dois anos, todos lembram. Foi o glorioso casamento de Ivan Zumalde e Du. Na foto ao lado, o dinamarquês-viking recebe com assombro a notícia do enlace do colega. Du, por seu turno, aconselha a noiva: "abre o olho, Cola!".





NEGÓCIOS DO CAMPO
O querido Murilo Ramos, repórter estrelado da Época que enrola nossa querida Laila Maria há dez anos, ganhou o Prêmio Embrapa na categoria impresso com a reportagem "A Próxima Revolução". "Não é possível que agora, com a bolada milionária que recebeu, não acabe de pagar aquela geladeira que vive alegando ser o que falta para o tão aguardado casório", alfinetou uma cobrinha. Na foto, Ramos brinda no Libanus, boteco antológico do DF.
Quem ganhou na categoria internet foi Isaura Daniel, nossa Giselle Bundchen do Cambuci, da Agência Árabe-Brasil com o lindo texto "O Alimento que Brota da Seca".


ROTA DA MARCELLA
Faz mais de um mês que Marcellinha Centofanti, Musa-Eterna da COLUNA, não dá um piu sobre as suas peripécias na Ásia. Como a gente sabe que é porque ela está escrevendo um blog na revista Criativa, fica aqui o muxoxo e o endereço para você confira tudo que é novidade lá na China. A Bella já passou por Tailândia, Vietnã, Camboja, Laos, Mianmar e outras plagas.

Volta, Marcella!

Volta, Marcella!

O Brasil implora!



LETRAS E ARTE
Os potiguares Carlos Fialho e Patrício Jr. são uma versão ensolarada de Gustav Flaubert e integram os Jovens Escribas – turminha de escritores que está mudando o cenário das letras no Nordeste. Depois da Flip, em Paraty, partiram para o ataque em Porto de Galinhas, na Fliporto. Por estes dias, Fialho estava distribuindo autógrafos – "e charme, escreva aí"- em Belo Horizonte.

GIROS NA VEJA
Atualizem suas agendas. A queridíssima Camila Antunes mudou-se para a Vejinha SP; Paulinha Neiva e Camila Pereira mudaram de editoria e a esplendorosa Vanessa Vieira passou a integrar o time de repórteres da semanal. Já começou mostrando como sabe tudo de teologia, numa linda reportagem sobre a "noite escura" de Madre Teresa de Calcutá. A lindíssima Sandra Soares, por seu turno, aportou na redação da Gloss, revista que começará a circular em breve, com seus pés encantadores.

TUDO AO VIVO
Heleninha Fruet é uma das jornalistas que vão integrar a equipe da RecordNews, canal noticioso 24 horas que entra no ar em breve. Uma danada essa Heleninha.


VENTINHO BÁSICO
Verônica Fraidenraich, que se prepara para casar em março, foi passar férias no México exatamente na semana que aquele furacão resolveu ir para lá também. Draaaaaaama. Mas nada atrapalhou os dias de sol da moça e do seu respectivo, o Sr. Sávio Carneiro.






SAUDADES DA COLUNA
De Sarina Sena, que se mandou para o Ceará, e manda dizer que
esses telefones vermelhor são super-tendência.

E de Pedrinho, Lu Pernambuco, Isabela Barros e Robert Conceitual, aqui num clique no velho e bom Galinheiro.














NOTAS CURTAS

1) Daniela Diniz prepara as malinhas Luis Vouitton para fazer um MBA em Londres. É só o que sabemos até agora.



2) Anita Martins está há 30 dias circulando entre Roma, Veneza, Paris, Londres e Barcelona. Foi-se o tempo em que ia ali para Floripa.


3)Fernandinha Guzzo, que estava em Brasília, voltou para colorir com sua simpatia os corredores do NEA.


4) Natasha Madov, que mora na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, dá o ar da graça na redação Trip (e não faria feio se topasse ir para a capa também).


5) Nicolau Neves voltou de uma temporada imensa em Nova York, passou direto para Porto Alegre e não deu um piu sobre o que pintou e bordou na Big Apple (calma, ele fazia um curso de Arte!).


6) Nasce este mês Penélope, a pequena bebê de Gilberto Pereira e Ellen. No chá-de-bebê, realizado na cobertura do querido Edward Pimenta, Isaura Daniel revelou-se uma gaúcha animada.


7) Reginho Motisuki está em Curitiba, neste momento, depois de passar uns dias em Buenos Aires.


8) Rosilene Pereira está de casinha de vila nova, obviamente na Vila Madalena.


9) Diana Medeiros voa para novos desafios profissionais a partir desta semana. Não se assustem se ela aparece no comando de alguma campanha política em 2008.



10) Flagrante da comemoração da Farroupilha no CTG de Pinheiros: Wânia Capelli, Thiago Lyra, Thiago Guimarães, Melina Costa, Anita Martins, Roberta Cardoso, Caco, Audrey Furlaneto e Aline.





11) Arthur Gimarães corrige informação da COLUNA: não foi só para a China, como dito aqui, mas também para o Japão e Índia.


SESSÃO DE NOTAS ANÔNIMAS
Quem será a criatura que, cansada da chatice eterna dos jornalistas, partiu para o ataque e está namorando um gerente de banco?

Em que apartamento de Pinheiros ficou hospedado um chileno bonitón e o que terão feito tanto com ele a ponto de o moço nem ter colocado o pé na rua?

Anucia-se para os próximos dias uma separação rumorosa. Os fã-clubes, dos dois lados, estão em polvorosa, pois as duas partes "valem muito a pena", no dizer dos mais afoitos.

Quem será o famoso que vai passar duas semanas na Alemanha vivendo um amor de castelo de conto-de-fadas?


Quem será a pessoa que vai casar pela SEXTA vez, de acordo com as contas da COLUNA, nos próximos dias?


ENTREVISTA DO MÊS

SAUDADES DO BRASIL

A jornalista brasileira com mais "catiguria" para falar sobre Paris revela segredinhos da Cidade Luz e diz que morre de saudades de coisinhas básicas, como caldinho de feijão e andar de Havaianas



Há quatro anos morando em Paris, Joana Calmon é o que pode se considerar uma das cariocas mais internacionais da sua geração – praticamente um pleonasmo, em se tratando de Rio de Janeiro. Correspondente da Globonews na Cidade Luz, ela pode ser vista todos os dias nos boletins noticiosos que vão ao ar de hora em hora na TV a cabo dos Marinho, o Em Cima da Hora, e nos programas Mundo S/A, Sem Fronteiras e Cidades e Soluções. Também produz reportagens para diversos canais franceses no Brasil, "uma boa forma de ver a família e os amigos sem pagar passagem, bien sûr!", confessa, com um sotaque de deixar Sarkozy no chinelo. Joana acaba de se tornar apresentadora de uma nova série de documentários do canal Voyage, chamada "Girls in the City", com estréia prevista para o mês que vem. A Coluna do Francisco foi o primeiro veículo de comunicação brasileiro escolhido pela moça para falar sobre o novo desafio profissional.

COLUNA – Sobre o que é Girls in the City?
JOANA - O conceito é o seguinte: quatro jornalistas descobrem 40 cidades do mundo (10 para cada uma) durante 48 horas. Já estive em Dubai e Estocolmo. As próximas etapas são Lisboa e Sidney. Pode até soar como o melhor trabalho do mundo, mas a gravação é uma correria de louco e fico tão cansada que mal aproveito os lugares. Mas não nego que me divirto!

COLUNA – Falou em Paris todo mundo lembra de comida. Qual o seu restaurante preferido na cidade?
JOANA - Sou muito comilona, mas aqui na França, sabe como é: pratos lindos, bem apresentados, mas é tão pouquinho que você sai da maioria dos restaurantes com fome. Então, meus lugares preferidos são aqueles que, além de comida boa, servem porções generosas. Pagando em Euro, a gente fica exigente, né?
Gosto de um que serve especialidades de uma região francesa chamada Cantal. Sempre peço o magret de canard com truffade (uma batata deliciosa com muuuuito queijo derretido). Também vou muito na rua dos judeus, a Rue des Rosiers, comer um bom Falafel. Quando me dá vontade de pizza (pelo menos uma vez por semana), a da Sant'Antonio é imbatível. Crepe eu só como a autêntica, feita com farinha preta de sarraceno.

COLUNA - E aquela vendida nas barraquinhas?
JOANA – É invenção para turista!

COLUNA – Que lugarzinhos você mais gosta?
JOANA - Adoro perambular pelo Marais, o bairro gay e (redundância) mais descolado da cidade.

COLUNA- O que é Paris para você?
JOANA – A minha casa; cultura na veia; harmonia arquitetônica; boa comida; mulheres elegantes; mau humor/cara amarrada; bons filmes em cartaz sempre; bicicleta como meio de transporte; scooter (quando estou com pressa); torre Eiffel e rio Sena (nao me canso desses clichês); mistura de nacionalidades; vinho nacional de primeira e piquenique nos parques.

COLUNA – Saudades do Brasil?
JOANA – Lógico! Além do óbvio: a gentileza dos garçons; caminhar no calçadão; as arrogâncias do Caetano; biscoito Globo; Lapa; meu salão de depilação; brigadeiro; as livrarias do Leblon; ler a Veja no fim de semana (mesmo que seja para falar mal da revista depois);ambulantes; cuzcuz; samba; pôr do sol em Ipanema; boteco; sair de short; havaiana e cabelo molhado; folhear O Globo na hora do café da manhã (eu sei que posso ler na Internet, mas o prazer de pegar no papel é incomparável); as porcarias televisivas de domingo; informalidade; rádio MPB FM; caldinho de feijão e bolinho de aipim (ao mesmo tempo); praia perto de casa e sorriso fácil...

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pina Bausch de Higienópolis

Beatriz Baldim surpreende a Patagônia, na Argentina, com o espetáculo de dança "Cuerpo Artificial" (na foto acima, clicada por Alejandra Melideo, ela aparece do lado de cima da bola e revela com exclusividade para a Coluna trechos da coreografia). Perguntada sobre o teor do espetáculo, foi taxativa:

"És un juego donde el artista también forma parte del cotidiano, interactuando y participando con el entorno y siendo influenciado por él" . Profundíssimo!

Mais peripécias da nossa Pina Bausch de Higienópolis aqui.

Bispo em Bruxelas

Se você nunca posou para as lentres de Jorge Bixxxssspo, é melhor entrar para o cinema antes e tentar ser famoso. O carioca mais caôzero da Zona Sul virou tão internacional que abre na próxima quarta-feira, dia 26, em Bruxelas, a exposição Portraits du Cinèma Brésilien (no convite acima, Thais Araújo). Bixxxssspo só esqueceu de mandar a passagem pra todos os amigos...

Colaborou Joana Calmon, de Paris

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Será que dá certo?

Começa hoje uma nova experiência: trazer para este espaço uma coluna que circula há seis anos exclusivamente por e-mail, enviada para uma lista de amigos que vivem em vários lugares do mundo. A idéia é postar notícias, podcasts e vídeos com alguma novidade sobre esses personagens baseado no slogan daquela célebre ex-rede de tv: Aconteceu, virou manchete!

Tudo com a marca registrada da COLUNA DO FRANCISCO. Colabore com a sua notinha e foto, sempre que puder.